terça-feira, outubro 05, 2004

O que é um Blog?

Não sei porque, mas a palavra Blog, em mim, traz-me á memória um insecto. Um insecto verde e rechonchudo, com umas patinhas pequenas, desprovido de asas e com dois olhitos pretos. Com um ar querido (se é que é possivel um insecto ter um ar querido).

De facto, no outro dia, enquanto tomava um copo no Cup & Chino* com umas amigas, lembrei-me de comentar o meu interesse em começar um blog. "Os blogs tão muito na moda, hoje em dia" disse, perante o seu olhar desinteressado. "Acho o conceito engraçado." E esperei por uma palavra de apoio ao meu novo projecto, um no meio de tantos outros (a maior parte inacabados ou inacabaveis). Voltei à carga "Não acham uma boa ideia?". Mas uma vez mais a sua indeferença feriu a minha sensibilidade de pseudo-escritor em inicio de carreira. E senti-me como Galisse se descreveu, "Um incompreendido na sua época!". Mas, por fim, uma delas virou-se para mim e perguntou. "O que significa Blog, afinal?" e face ao meu olhar incrédulo "Parece o som que faz qualquer coisa a cair na lama... BLOG ". Rimo-nos todos. Certo é que passamos o resto da noite a atirar ao ar o que nos vinha à cabeça sobre a palavra blog.

Mas o que é um blog afinal?
Bem, blog é um diminutivo, resultante da contracção das palavras weB LOG. O conceito de weblog surgiu, pela primeira vez, em Dezembro de 1997, pela mão de um senhor chamado Jorn Barger. Mas o blog como é hoje conhecido, apareceu um pouco mais tarde. Jesse James Garrett, editor da Infosift, enquanto navegava na net, começou a compilar uma lista de sites parecidos com o seu (que se enquadrava nos moldes dos tais weblogs). Essa lista foi enviada a Cameron Berret, que a publicou no seu site Camworld. No inicio contava com apenas 23 links. Um desses sites pertencia a Peter Merholz que, num rasgo de genialidade, em meados de 1999, decidiu começar a chamar aos weblogs, wee-blogs e mais tarde só blogs. Os blogs pegaram moda e lista começou a crescer tão rapidamente que, no final de 2000 Jesse acabou por desistir da sua "lista", visto o numero diário de pedidos de adesão exceder a casa das centenas. (Para quem quiser visitar, este é o link.) Em Agosto de 1999, Pyra lançou este site, o Blogger, um dos primeiros, e talvez o mais famoso, WeB BloCreT (Web Based Blogger Creation Tool, palavra da minha autoria [evil grin] ) E assim surgiram os Blogs... e, mais tarde, o meu blog. No entanto, continuo a achar que a palavra blog tem ainda oculto o seu verdadeiro fado. Talvez, um dia, na amazónia, seja descoberto um insecto verde e rechonchudo, com umas patinhas pequenas, desprovido de asas, com dois olhitos pretos e um ar querido. Se isso acontecer, tenho a certeza que os cientistas o chamarão de blog. Ou, em latim, Orthoptera Blogum.

*trocadilho!

4 comentários:

Anónimo disse...

Lol!!
Eu acho Blog uma palavra fofa! Mas não está mal, ser um insecto.

Gostei muito do Post, está com muita piada. Continua! :)

Tivie disse...

Ok... a pedido de muitas famílias....
De facto o nome da cadeia de cafés não é Cup & Chino. Era suposto ser um trocadilho com piada, mas suponho que fiquei pelo trocadilho. E nem esse está muito perceptivel. How sad!!!

Alisha A. disse...

És podre! Vais-me fazer voltar ao vicio dos blogs! Mas pronto... now you're under watch

Alisha A. disse...

Era uma brincadeira, geez. Até parece que quero algum mal ao rapaz..