quinta-feira, março 03, 2005

Muitas vezes me interrogo acerca da complexidade da condição humana e da teia de relações que estabelece com os seus pares e semelhantes. Uma das razões que me levou a escolher esta profissão foi a possibilidade de poder contactar com as pessoas, nos momentos em que se encontram mais debilitadas e ter a possibilidade de as compreender e ajudar. De facto, a enfermidade obriga o Homem a expor-se ao médico de uma forma tão cúmplice que me atrevo a compará-la à relação matrimonial.
Por isso, o papel do médico também passa por compreender o Homem enraizado no seu contexto sócio-economico, cultural, ético e afectivo.

Não posso ignorar a importância dos condicionantes do desenvolvimento humano, devendo sempre tentar compreender cada comportamento ou atitude como resultado de uma história passada, e não como um acontecimento ocasional, isolado e sem importância. Também importante é a compreensão, não só dos condicionantes, mas também da situação de cada indivíduo, ou melhor da sua circunstância. Isto explica, de forma resumida e talvez redutora, que uma mesma pessoa assuma diferentes comportamentos conforme o ambiente em que está integrada. Da conjugação de todos estes elementos resulta uma grande dinâmica e diversidade na personalidade e comportamento humanos. Assim, cada indivíduo vai estabelecendo um equilíbrio dinâmico (entre as fraquezas, vulnerabilidades e a força ou resiliência/resistência). Cabe ao médico tentar perceber esses sistemas interiores da pessoa. E essa é a sua verdadeira responsabilidade.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ó meu amigo!
Que conversa de merda!... De que livro de filosofia é que tu copiaste isto? Para um menino que anda em medecina... faltou um bocadinho assim... muito grande! de creatividade!

"De facto, a enfermidade obriga o Homem a expor-se ao médico de uma forma tão cúmplice que me atrevo a compará-la à relação matrimonial."

Mas tu tás-te a passar? Para já é a acção humana que tem condicionantes... e não o desenvolvimento humano... mas pronto!

Olha moço... fica-te pela análise do vestuário de cada um que a filosofia não é definitivamente o teu forte!

"Isto explica, de forma resumida e talvez redutora, que uma mesma pessoa assuma diferentes comportamentos conforme o ambiente em que está integrada."

Esta de facto foi muito profunda...

Olha se eu fosse a ti ia tratar desse teu "sistema interior"...

O_o ---> .|.

Anónimo disse...

Tou a ver que tocaste na sussceptbilidade de alguem. Ve se actualizas esta porra, gosto de ler as porcarias que escreves quando estás mocado.

Um abraço
Miguel

Tivie disse...

Caro Anónimo:
Muito obrigado pelo teu comentário. Congratúlo-me em saber que perdeste o teu tempo tecendo críticas tão construtivas ao que escrevo. Demonstram, de facto, que existem pessoas com a sensibilidade de um calhau que presam a liberdade de expressão. Permite-me discordar num ponto da tua argumentação. O desenvolvimento humano é condicionado. Talvez os Psicologia do Desenvolvimento concordem comigo. Mas não vou entrar em muitos detalhes... seria um desperdício. A tua última linha, no entanto, deixa-me intrigado. Hieróglifos? Representam dois olhos que miram o teu falo minúsculo? Obrigado por partilhares os teus problemas pessoais connosco. Só vem engradecer, ainda mais, este blog. Afinal, "uma imagem vale mais que mil palavras".

Anónimo disse...

Boa Tivie, uma resposta à altura. Sempre com o mesmo humor!
E para o Sr Anónimo, é Medicina com "i"
Aprenda a escrever
Beijos

Sara

jeepers creepers disse...

que toscos!!!! tenho que criticar a evidente tendência maricas de muitas coisas no texto, mas ainda mais a tendência fácil das críticas... Agora que o texto é sensaborão, isso ninguém lhe tira. Diz qq coisa chocante pá! Não lês jornais? Não vês o dr. House?Parece que despejas o que aturamos naquelas longas aulas de int, á medicina no 1º ano. Talvez não seja preceso ser chocante, diz qq coisa mais subjectiva. Arrisca mais. e cena, e coiso. e diz mal do meu blog se tiveres oportunidade. Pera ai... este post é mais antigo....

Anónimo disse...

Genial fill someone in on and this post helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.